obs: escrevi esse texto fazem dois meses, mas esqueci de publicar...
españa! sevilla! bien! bien! coño, bien!
e isso ai. fui na espanha, fiz um giro quase completo por andalusia (mas pra mim ja foi bastante) e to muito bem! muito satisfeito com a viagem. uma semana girando de carro, estradas boas, com uma menina fenomenal, paisagens lindas, clima agradavel, um sol muito receptivo e tranquilo, uma vida noturna otima. adorei a espanha, digo a todos, nao sei se madrid e barcelona sao assim tambem, mas o sul me encantou. sevilla e uma cidade otima pra se morar, ao meu ver. o centro e muito bonito, limpo, claramente menor, mas concede um aproveitamento e intimidade com cada ruazinha muito maior.
uma coisa muito boa na espanha sao as tapas. chorizo, jamon, lomo, gazpacho, queso, e um bocado de outras coisas. as carnes foram os meus preferidos (valme diz que sou muito carnivoro, mas desde que vim pra italia como macarrao todo dia... assim nao da, ne nao?).
o repertorio da arquitetura andalusa me encantou. os seus pequenos balcoes fechados, paredes curvas, arcos de todos os tipos e tamanhos, com acabamentos ou nao, seu ritmo vivo (nada de divisoes em dois ou em quatro), seus lindos tijolos (ja que nao tinham tanta pedra pra construcao). uma cidade que realmente vem do barro. algo que se sente quando se ve o rio ou a cidade do aviao. muito mais ligada ao homem do que roma, com seus monumentos colossais, com pedras colossais, colunas colossais, egos colossais. uma coisa organica que respeitava as funcoes e belezas naturais
grande parte do crescimento historico espanhol se devem aos mouros e outros povos orientais. os mecanismos administrativos, a hierarquia financeira, impostos, taxas, politicas de controle e seguranca, artes, musica, pintura, mosaicos, legislacao, filosofia, matematica... povos que amavam o conhecimento, beleza e a evolucao mais que tudo.
depois de sevilla, fomos a casa de encarni, uma grande amiga de valme que conheci junto a ela. ela mora em sanlucar de barrameda, perto de cadiz (cidade onde valme viveu uns sete anos mais ou menos). la nao tem muito o que ver, mas encarni e uma pessoa muito boa, uma pessoa que gosto muito e e uma pena que e impossivel haver mais contato com ela
cadiz e muito legal. conhecida como a "habana espanhola", tem praias belissimas, e e muito agradavel pra se caminhar.
todas as cidades espanholas possuiam esse carater "bom pra se caminhar". nao sei bem porque, mas era realmente muito agradavel.
em sanlucar, na casa de encarni, aconteceu alguma coisa com o olho de valme (nao sei bem, um cisco, algo assim, que encheu o saco dela por uns quatro dias. depois fomos no oculista e ele disse que ela tinha um arranhao no olho(!!!). estranho, nao?!), por isso, os dois dias consecutivos eu que tive que dirigir.
saindo de sanlucar, fomos a cordoba. e uma cidade muito bonita, mas perto de granada e sevilla nao e tanto. tem a mesquita, belissima, e seu antigo mirhab, que virou a torre do campanario (pois a mesquita foi transformada em uma igreja crista), que e belissima tambem. tem o alcazar tambem, mas depois voce o esquece depois de ver a alhambra.
granada, com suas igrejas enormes e maravilhosas, com uma imagem de muito facil assimilacao (quase impossivel de se perder) e particular pois cada bairro, realmente, e muito diferente um do outro, e se mantem constantes dentro de si mesmos, com caracteristicas fisicas muito fortes: arborizacao, dimensao do passeio, altura dos edificios, largura das ruas, tipo de iluminacao e equipamento urbano (bancos, lixeiras, faixas de pedestre), e sempre nos pontos de troca existe ou uma praca (seja pequena ou grande) ou um cruzamento, mas onde os passeios se alargam, e da ao pedestre um espaco muito maior (com um consequente numero de perspectivas) permitindo uma visual e assimilacao do entorno muito grande.
dai vem a alhambra. uma cidade fortificada, onde o importante nao e a dimensao dos edificios, nem suas formas fantasticamente arabes, mas sua decoracao interna, funcionamento, disposicao e relacionamento entre os edificios. um funcionalismo altamente organico (muito longe do repertorio moderno, que para mim, parece mais velho e antiquado do que a propria alhambra) , e muito atento ao bem estar. destaque tambem para os jardins internos, com todas suas fontes, onde passavam o tempo a pensar, e o interior de suas cupulas, que mas parecem perfeitas e maravilhosas estalactites (onde tenho certeza que influenciou gaudi)
agora o sul do sul da espanha. vejam um mapa e observem a distancia entre as cidades de malaga e gibraltar. sao mais ou menos 100 quilometros no minimo, mas e praticamente uma cidade unica. e um fenomeno interessante, onde voce so percebe que ta saindo de uma cidade a outra quando ve a placa de "bienvenido" e "hasta luego". devido a boa qualidade da autostrada, as cidades apresentam um intercambio incrivel de produtos e mao-de-obra. isso se deve em grande parte a gibraltar.
todos nos pensamos que o unico fato da fama de gibraltar e que e o ponto mais proximo entre a africa e a europa. bem, ali existe um gigantesco complexo de refinarias, onde trabalham pessoas de todo o mundo, e um porto de vital importancia ao comercio entre africa e europa. ali o litro da gasolina custa em media dez centavos a menos do preco normal espanhol, devido a concentracao das industrias e principalmete por gibraltar ainda pertencer a inglaterra (assim faz uma concorrencia desleal com as empresas espanholas da regiao). e como um pais dentro de outro pais, com aeroporto, impostos proprios, etc... mas tudo ligado ao sistema ingles.
estivemos dois dias nessa zona, voltamos a sevilla, e voltei pra roma
terça-feira, 27 de maio de 2008
designboom.com
Outra vez, a meus amigos arquitetos, um site muito util e informativo.
designboom e um site muito bonito e facil de navegar. O ingles nao e tao necessario pois o site consiste basicamente de imagens, o que ja e bastante para dar tantissimas ideias, mas realmente vale a pena o esforco de tentar ler o que ta escrito, pois assim a compreensao da imagem e completa. A direita estao as categorias, o que facilita bastante, e tem tambem a ferramenta de busca, que e baseada no sistema Google.
Se ta com preguica, ao menos clica no link e da uma olhada de 3 minutos. Tem de tudo: de Dubai a garfo, de sofa a foto, de caricatura a jarro de flores. Vai la!
quarta-feira, 21 de maio de 2008
maps.live.com
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Brasil/100 = Brasil/2
No ultimo dia 15 a Folha de Sao Paulo publicou uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Economica Aplicada) que afirma que o sistema tributario do Brasil acentua desigualdades. Enquanto os mais pobres pagam em torno 33% da renda, os mais ricos pagam 22%.
Afirma tambem que o grande problema e que 65% das arrecadacoes do Estado vao para a transferencia de renda e juros, ou seja, aposentadorias e pensoes, que sao destinadas, na maior parte, as camadas mais favorecidas.
75,4% da riqueza do pais esta nas maos de 10% da populacao.
Tive lendo um pouco (eu realmente amo Wikipedia e a Folha de Sao Paulo online), e resolvi fazer uns calculos e mostrar pra voces. De acordo com o Banco Central a renda per capita de R$8.694,47 em 2003, passou a R$13.515,00 em 2007. Se fizermos o calculo comparativo da renda per capita com os atuais dados da distribuicao de renda, resulta:
Para cada componente dos 10% mais ricos, a renda per capita equivale a R$101.362,50
Para cada pessoa dos 90% restantes, a renda per capita equivale a R$3.754,00
Lembrem-se, essa e a renda anual de uma pessoa. Divida isso por 12 meses... cada pessoa dos 90% (170 milhoes de habitantes), ganha em media, ao mes, R$312,83.
Um outro dado que choca ainda mais e que o 1% da populacao mais rica detem 13,3% da renda nacional, mais do que os 50% mais pobres de todo o pais, com 12,5%. Cada pessoa dos 1% mais ricos ganha R$179.749,5 ao ano (R$14.979,00 ao mes)... os 50%, R$3.378,75 ou seja R$281,56 ao mes.
1% e igual a 50%
Nao acho isso muito justo
Esses sao calculos meus, que podem apresentar tranquilamente muitos erros, ja que nao tenho tanto tempo pra dedicar-me a divulgacao de informacoes pois estudo arquitetura, nao jornalismo. Mas apresento as fontes.
Sao somente quatro os links principais, e as sessoes dos artigos ja estao inclusas nos links.
evolucao do pib brasileiro
distribuicao de renda no brasil
lista de estados do brasil, pib per capita
artigo folha: "Sistema tributário no Brasil é injusto e acentua desigualdades, diz Ipea"
Entao meu amigo, se a renda media do seu nucleo familiar for de aproximadamente R$8446,87 a cabeça, e voce nao liga pro seu pais, nem se preocupe que um dia eu vou ai te pegar, e se nao faco isso, ao menos vou te encher o saco.
Tantos beijos a todos, e se esforcem um pouco pra entender a situacao que o mundo enfrenta. Pessoas sao privadas do direito de viver por causa da vontade insana de ter mais e mais... big macs, roupas da colcci e dolce e gabbana, celulares... pessoas enlouquecem vivendo nas ruas, usando drogas para fugir da realidade, para privar-se dos sentimentos fisicos e morais.
Eu sei que todos vao ler essa merda de texto e vao pensar "que utopico" ou "que legal", mas se voce so pensar nisso, e continuar a merda de vida que a gente tem, cobicando o desnescessario, entao nao adiantou de nada eu perder meu tempo com voce.
Me desculpem a agressividade, mas e horrivel ter uma pessoa que voce gosta, e saber que essa pessoa ta se fodendo pra pobreza ou pra crianca que ta ali cheirando cola.
Voce ja visitou um orfanato?
Ja parou pra ver um cego que caminha pelo meio da rua?
De onde vem essa pessoa que ta me pedindo dinheiro?
Voce ja viu um lugar que sofre de seca?
Ja dormiu no chao? Ja dormiu no frio? Ja se viu sem ter ninguem pra ligar, ou pra pedir ajuda?
Tenho certeza, que no decorrer de sua vida, voce passasse ao menos uma vez por cada um desses acontecimentos, tenho certeza que mudaria o pensar.
Os herois nao existem, ninguem nos salvara. E nem jogue a culpa em Deus, porque nao e.
Eu podia escrever um livro sobre tudo que penso, que amo, que odeio, que sonho, o que planejo fazer. Pelas emocoes que passo cada dia, pela musica que to conhecendo, pela historia, pelos antigos homens e mulheres que lutaram pela felicidade e liberdade.
Basta dessa vida
Ajude a vida
escutando: Stravinsky - The Firebird
Afirma tambem que o grande problema e que 65% das arrecadacoes do Estado vao para a transferencia de renda e juros, ou seja, aposentadorias e pensoes, que sao destinadas, na maior parte, as camadas mais favorecidas.
75,4% da riqueza do pais esta nas maos de 10% da populacao.
Tive lendo um pouco (eu realmente amo Wikipedia e a Folha de Sao Paulo online), e resolvi fazer uns calculos e mostrar pra voces. De acordo com o Banco Central a renda per capita de R$8.694,47 em 2003, passou a R$13.515,00 em 2007. Se fizermos o calculo comparativo da renda per capita com os atuais dados da distribuicao de renda, resulta:
Para cada componente dos 10% mais ricos, a renda per capita equivale a R$101.362,50
Para cada pessoa dos 90% restantes, a renda per capita equivale a R$3.754,00
Lembrem-se, essa e a renda anual de uma pessoa. Divida isso por 12 meses... cada pessoa dos 90% (170 milhoes de habitantes), ganha em media, ao mes, R$312,83.
Um outro dado que choca ainda mais e que o 1% da populacao mais rica detem 13,3% da renda nacional, mais do que os 50% mais pobres de todo o pais, com 12,5%. Cada pessoa dos 1% mais ricos ganha R$179.749,5 ao ano (R$14.979,00 ao mes)... os 50%, R$3.378,75 ou seja R$281,56 ao mes.
1% e igual a 50%
Nao acho isso muito justo
Esses sao calculos meus, que podem apresentar tranquilamente muitos erros, ja que nao tenho tanto tempo pra dedicar-me a divulgacao de informacoes pois estudo arquitetura, nao jornalismo. Mas apresento as fontes.
Sao somente quatro os links principais, e as sessoes dos artigos ja estao inclusas nos links.
evolucao do pib brasileiro
distribuicao de renda no brasil
lista de estados do brasil, pib per capita
artigo folha: "Sistema tributário no Brasil é injusto e acentua desigualdades, diz Ipea"
Entao meu amigo, se a renda media do seu nucleo familiar for de aproximadamente R$8446,87 a cabeça, e voce nao liga pro seu pais, nem se preocupe que um dia eu vou ai te pegar, e se nao faco isso, ao menos vou te encher o saco.
Tantos beijos a todos, e se esforcem um pouco pra entender a situacao que o mundo enfrenta. Pessoas sao privadas do direito de viver por causa da vontade insana de ter mais e mais... big macs, roupas da colcci e dolce e gabbana, celulares... pessoas enlouquecem vivendo nas ruas, usando drogas para fugir da realidade, para privar-se dos sentimentos fisicos e morais.
Eu sei que todos vao ler essa merda de texto e vao pensar "que utopico" ou "que legal", mas se voce so pensar nisso, e continuar a merda de vida que a gente tem, cobicando o desnescessario, entao nao adiantou de nada eu perder meu tempo com voce.
Me desculpem a agressividade, mas e horrivel ter uma pessoa que voce gosta, e saber que essa pessoa ta se fodendo pra pobreza ou pra crianca que ta ali cheirando cola.
Voce ja visitou um orfanato?
Ja parou pra ver um cego que caminha pelo meio da rua?
De onde vem essa pessoa que ta me pedindo dinheiro?
Voce ja viu um lugar que sofre de seca?
Ja dormiu no chao? Ja dormiu no frio? Ja se viu sem ter ninguem pra ligar, ou pra pedir ajuda?
Tenho certeza, que no decorrer de sua vida, voce passasse ao menos uma vez por cada um desses acontecimentos, tenho certeza que mudaria o pensar.
Os herois nao existem, ninguem nos salvara. E nem jogue a culpa em Deus, porque nao e.
Eu podia escrever um livro sobre tudo que penso, que amo, que odeio, que sonho, o que planejo fazer. Pelas emocoes que passo cada dia, pela musica que to conhecendo, pela historia, pelos antigos homens e mulheres que lutaram pela felicidade e liberdade.
Basta dessa vida
Ajude a vida
escutando: Stravinsky - The Firebird
sexta-feira, 2 de maio de 2008
maio 68
um mes historico. sei la, um ano historico. algo que deveriamos pensar de vez em quando ja que foi um marco.
cai na groenlandia un b-52 americano com 4 bombas atomicas
comeca a primeira batalha em saigon
luther king e assassinado
kubrick lanca 2001, uma odisseia no espaco
bob keneddy e assassinado
a passeata dos cem mil
il massacre di tlatelolco
jogos olimpicos na cidade do mexico
inaugurado o masp
deveriamos pensar pois foi quando os estudantes faziam alguma coisa, se interessavam pela educacao e pelos movimentos sociais. claramente fumavam muito mais maconha (acho...), mas mesmo chapados iam pra rua pra bater na policia. que coragem!
o maio frances e o mes simbolo das revolucoes de 68. grandes batalhas entre os estudantes e a policia demonstraram um heroismo e uniao realmente grande dos estudantes e da sociedade em prol de mudancas. ocorre a noite das barricadas em paris, no bairro latino, contra o fechamento da sorbonne, diversos artistas retiram seus filmes do festival de cannes em apoio aos estudantes, paris amanhece sem telefones, metro onibus e outros servicos devido a seis milhoes de grevistas, e surge a famosa frase "e proibido proibir".
protestos, greves e manifestacoes marcam o mundo, seja nas americas ou na europa
para os mais interessados, links
maio de 68
imagens 68
datas 68
Assinar:
Comentários (Atom)



